Primeira Geração (1937 a 1953)Tecnologia
válvulas a vácuo
Primeiras Tentativas
1937 - John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry Computer).1943 - Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de mensagens secretas dos alemães).
1948 - A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem). Primeiros computadores programáveis de uso universal1943 a 1945 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine, nos Estados Unidos, construíram o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), considerado o primeiro computador programável universal, que foi usado em uma simulacão numérica para o projeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de túneis de vento, geradores de números randômicos e em previsões metereológicas.1946 - Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que teve a participação de Alan Turing, construíram o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve "a primeira visualização na tela de dados contidos na memória" e que teve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de 1948.
1949 - M Wilkes (que conhecia os trabalhos de von Neumann e participou de cursos na Moore School, diretor do Laboratório de Cálculo, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, construiu o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer), que calculou tabelas de quadrados e tabelas de números primos.
1945 a 1951 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly (engenheiros eletrônicos) e Herman H. Goldstine com a consultoria de John von Neumann, doutor em Matemática, pela Universidade de Budapeste, húngaro, naturalizado americano, especialista em lógica, construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um autômato universal eletrônico de algorítmo gravado" (BRETON, 1991:100).
1951 - J. Presper Eckert e John V. Mauchly construíram o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido comercialmente. Sua aplicação era na área de administração.
Linguagem/SoftwareOs primeiros programas eram escritos em código de máquina, os programadores escreviam os números binários que correspondiam às instruções a serem armazenadas na memória.1950 - os programadores começam a usar a linguagem de montagem (assembly), uma notação simbólica. totalmente dependente da máquina em que era usada. Apareceram então os montadores (assemblers) que traduzem as notações para a linguagem de máquina.
Programas (Software)
Em 1948, David Wheeler, matemático de Cambridge, Inglaterra, escreveu um programa, Ordens Iniciais, que era perfurado em uma fita de teletipo, convertia o simbólico em binário e gravava na memória do computador pronto para executar. Esse programa tinha 30 instruções.
Os programas tinham que ser constantemente revisados porque apresentavam muitos problemas e uma revisão economizava muito tempo de reprocessamento.
Inicialmente, os problemas nos programas eram chamados de erros, mais tarde passaram a se chamar "bugs" e o processo de correção chama-se "debugging".
O programa era denomindo rotina. Os cientistas de Cambridge sugeriram que se criasse uma biblioteca de sub-rotinas, isto é, de pequenos programas ou partes de programas que serviam par uma série de outras aplicações. Isso aumentava a produtividade e a confiabilidade do programador. Wheeler recebeu a incumbência de organizar as primeiras bibliotecas de subrotinas e realizou-a de maneira "simples e elegante". As sub-rotinas eram colocadas na memória em qualquer endereço disponível, otimizando o uso da memória. Em 1951, o grupo de Cambridge escreveu um livro texto "A Preparação de Programas para um Computador Digital Eletrônico" publicado nos Estados Unidos para alcançar um público maior.
A partir de 1953, o centro de programação se muda para os Estados Unidos. Com computadores maiores e memórias maiores, era anti-econômica a programação artesanal. Começa-se a experimentar a programação automática.
Interface homem-máquina
Entrada e saída de dados: cartões perfurados e listas impressas.
Usuário não tinha nenhum contato com o computador. Digitadores transcreviam programas e/ou dados em cartões perfurados.
Aplicação
Os primeiros computadores eram usados em aplicações científicas e de engenharia.
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