quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TIPOS DE COMPUTADORES

TIPOS DE COMPUTADORES 
Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno portemicrocomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes.
Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).
A classificação de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de:
  • capacidade de processamento;
  • velocidade de processamento e volume de transações;
  • capacidade de armazenamento das informações;
  • sofisticação do software disponível e compatibilidade;
  • tamanho da memória e tipo de UCP.
Os microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple. Os dois padrões de micros têm diversos modelos, configurações e opcionais.
Curiosidades:
Há cerca de duas décadas atrás, o conceito de servidor era o daqueles mainframes que ocupavam um grande espaço físico na empresa, além de precisar de todo um sistema de refrigeração, por diversas vezes havia necessidade de fazer manutenção na máquina. Com a chegada de micros mais robustos e a popularização dos PCs, menos investimento, maior flexibilidade e diversidade de recursos, muitas empresas fizeram dowsing (substituir os mainframes por microcomputadores), trocando o grande porte para a arquitetura cliente/servidor.
MICROCOMPUTADOR
É uma máquina eletrônica capaz de manipular informações.
As partes básicas de um microcomputador são:
  • Monitor (Vídeo)
  • Teclado/Mouse
  • Gabinete - Placa mãe, UCP (microprocessador), Memórias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rígido (winchester) etc.
PLACA MÃE (MOTHER BOARD)
Principal placa do micro, onde estão conectados todos os chips e placas adcionais.
UCP (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO)
É composta por circuitos eletrônicos (CI - Circuitos Integrados), que são responsáveis pelo gerenciamento de todas as funções do sistema.
CHIP (CIRCUITOS INTEGRADOS)
É um dispositivo eletrônico que combina milhares de transistores numa pequena placa de silício.
Estes dispositivos são componentes do microcomputador e tem como função executar programas, cálculos e fazer a comunicação de entrada e saída dos dados. Cada CI tem uma função específica. Um exemplo é o microprocessador mostrado na figura ao lado. Ele opera como se fosse o cérebro do micro, comandando todas as funções internas, e executa milhões de instruções por segundos.
O Microprocessador é composto pelas seguintes Unidades:
  • Unidade de Controle: Coordena todo o trabalho do microcomputador;
  • Unidade Lógica Aritmética: Responsável pelos cálculos;
  • Unidade de Execução: Responsável pelo processamento das informa
    PROCESSADORES
    PENTIUM
    É a quinta geração de microprocessadores lançada pela Intel em março de 1993. A Intel é a maior fabricante de chips do mundo, e responsável pela criação dos chips da família X86, que equiparam os micros XT, ATs 286, 386 e 486. Este microprocessador é muito mais potente que seus antecessores e tem versões nas velocidades de 60 MHz a 200 MHz.
    PENTIUM MMX
    A tecnologia MMX veio acrescentar ao microprocessador Pentium uma grande agilidade no tratamento com manipulação de imagens voltada para a área de multimídia, como acelerar o desempenho com vídeo, áudio, gráficos e animações. Melhora ainda o processamento de entrada e saída de dados, os quais são usados numa variedade de aplicativos, enfatizando recursos para comunicações e Internet. Trabalha com velocidade de 166 MHz a 233 MHz, sendo de 10 a 20% mais rápido que o Pentium.
    PENTIUM PRO
    O processador Pentium Pro tem seu melhor desempenho, quando utilizado em aplicações de 32 bits, dentro do Windows NT ou Windows. Se os aplicativos que estiverem sendo utilizados forem num sistema de 16 bits, rodados no Windows 3.11 por exemplo, o Pentium Pro baseado em 200 MHz, faz com que a velocidade destas aplicações sejam muito superiores, como se estivesse trabalhando num sistema de 32 bits. Sua velocidade varia de 200 MHz a 233 MHz.
    PENTIUM II
    Processador criado pela Intel, reunindo a potência do Pentium Pro com a tecnologia MMX, resultando num melhor desempenho dos softwares. Disponível para a execução de aplicativos em sistemas operacionais avançados, como Windows e 98, Windows NT e UNIX. Foram criadas novas instruções poderosas para a manipulação de áudio, vídeo com animação, aprimoramento de cores e dados gráficos mais eficazes, proporcionando o que há de melhor em recursos de comunicação e mídia. Trabalha com velocidade de 233 MHz a 400 MHz.
    PENTIUM III
    O processador Intel® Pentium® III tem um desempenho sólido para empresas pequenas e desktops de consumidor. O processador Pentium III atinge o trabalho do mundo atual usando sua versatilidade e compatibilidade para gerenciar uma faixa extensa de aplicativos no ambiente e-Business ou e-Home. Servidores de nível inicial baseados no processador Pentium III com Cache L2 de 512K suportam até 6 GB de memória. E são uma escolha excelente para blades de servidores de processador único e duplo, servidores compactos e ambientes com limitações de espaço e potência.
    PENTIUM IV
    Ultrapassando a marca dos 3 GHz, o processador Intel® Pentium® 4 de 3.06 GHz oferece níveis mais altos de desempenho, criatividade e produtividade. Construído com a tecnologia Intel de 0.13-micron, o processador Pentium 4 oferece aumento significativo no desempenho do uso doméstico, de soluções de negócios e em todas as suas necessidades de processamento. O mais novo processador Pentium 4 suporta a Tecnologia Hyper-Threading, que permite o funcionamento em multi tarefa com uma eficiência nunca antes atingida, mesmo com os aplicativos mais complexos e executados simultaneamente.
    Observação: Para maiores informações sobre os Processadores Intel e Novas Tecnologias acesse o site:
    PORTÁTEIS
    NOTEBOOKS:
    A maioria deles trazem processadores de última geração, um espaço bem maior no winchester, drive de CD-ROM de alta velocidade, tela com tamanho bem próximo dos desktops e periféricos diferenciados. Por conta dessa tecnologia, eles tem conquistado mercados mais abrangentes e não somente à executivos que necessitam de portabilidade.
    Conforme o modelo podem ter velocidade de 100 MHz a 400 MHz, inclusive alguns com Pentium II ou MMX. Disco rígido com até 5 GB. Os periféricos dão capacidade ao notebook de executar tarefas multimídia e recursos para comunicação, como alto-falantes, microfones embutidos, drives de CD-ROM de até 20x ou ainda drive de DVD-ROM intercambiável com o de CD. Alguns podem ter embutida minicâmera para videoconferência. A placa fax/modem também está disponível nos atuais. A memória chega a 32 MB. Possuem ainda conectores PC Card, cartões que permitem acrescentar um modem, um segundo disco rígido, ou aumentar a memória do portátil.
    HANDHELDS:
    Conhecidos também como Palmtops ou PDAs (Personal Digital Assistant), esses micros de mão ou de bolso, fazem parte de outra família de equipamentos portáteis. São bem menores, leves e compactos, possuindo vários dos recursos oferecidos por um notebook, apresentando além do tamanho, preço reduzido. Oferecem desempenho, funcionalidade e portabilidade.
    Trabalha-se com agenda, calculadora, programas reduzidos que possibilitam criar textos, planilhas de dados e permitem enviar e receber dados, como e-mail na Internet, conectar-se à grande rede e enviar fax. A maioria dos modelos vem com o sistema operacional Windows CE e trabalha com memória de 4 a 8 MB.
    CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSES PEQUENOS NOTÁVEIS:
    Podem ser de vários modelos e auxiliam muito os usuários, pois são fáceis de transportar. Possuem configuração típica semelhante aos computadores de mesa (desktops). Nos portáteis a maioria dos componentes foi compactada, como a tela plana de cristal líquido.
    Quando comparados com os outros modelos, apresentam dimensões reduzidas, o que possibilita colocá-los dentro de uma pasta ou ainda no bolso. Possuem uma bateria que permite o uso por algumas horas sem energia externa e pode tornar a memória principal contínua, enquanto energizada pela bateria.
    Esses portáteis são fáceis de transportar, confortáveis para uso, mas têm sempre que acompanhar a tecnologia oferecida aos computadores de mesa, sendo flexíveis, para que se possa obter deles os mesmos recursos.
    Os Notebooks atuais têm acompanhado esse crescimento do mercado, tendo praticamente o mesmo poder de processamento, a mesma qualidade de imagem e recursos de conexão à redes ou a Internet. O que diferencia bastante é o preço desses pequenos, são bem mais caros, pois pode-se obter deles o que os outros oferecem, num tamanho bem menor.
    ções.
    MEMÓRIAS
    No microcomputador também encontram-se as Memórias, que são definidas como, dispositivos eletrônicos responsáveis pelo armazenamento de informações e instruções utilizadas pelo computador.
    RAM (Randon Access Memory)
    Memória de acesso aleatório onde são armazenados dados em tempo de processamento, isto é, enquanto o computador estiver ligado, e também todas as informações que estiverem sendo executadas, pois essa memória é mantida por pulsos elétricos. Todo conteúdo dela é apagado ao desligar-se a máquina, por isso é chamada de volátil.
    O módulo de memória é um componente adicionado à placa mãe. É composto de uma série de pequenos CIs chamados chip de Ram. A memória pode ser aumentada, de acordo com o tipo de equipamento ou das necessidades do usuário. O local onde os chips de memória são instalados chama-se SLOT de memória, podendo ser conectados módulos de memória SIMM (Single In-Line Memory Module) ou DIMM (Dual In-line Memory Module).
    A memória RAM ganhou melhor desempenho trazendo versões mais poderosas, como a DRAM (Dynamic RAM), ou RAM dinâmica, a EDO RAM (Extended Data Out), ou Saída Estendida de Dados, que proporciona um aumento de desempenho de 10% a 30% em comparação com a RAM tradicional, entre outras.
    ROM (Read Only Memory)
    Memória não volátil, ou seja, somente de leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada. Nesta vem as características do fabricante e um programa chamado BIOS, que comanda todas as operações de Entrada e Saída de dados no microcomputador.
    A ROM é permanente e não perde seus dados ao desligar o computador.
    BIOS (Basic Input Output System)
    A função do BIOS é comunicação, ele permite ao microprocessador comunicar-se com outras partes do computador tal como, o vídeo, impressora, teclado, entre outros. Contém informações que foram gravadas pelo fabricante do micro, estão permanentemente gravadas e não podem ser alteradas.
    Quando ligamos o micro, é o BIOS que o inicia, checando os periféricos que estão ligados a ele, como winchester, teclado etc.
    DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
    Para que os dados não se percam, precisam ser gravados num dispositivo de armazenamento chamado memória auxiliar; esta, armazena as informações que estão na memória principal (RAM). Existem vários tipos de memória auxiliar como, disquetes, discos rígidos (winchester), discos ópticos (CD-ROM e DVD-ROM), entre outros.
    DISCOS FLEXÍVEIS
    Os disquetes (magnéticos) são encontrados em dois tipos:
    • Face Simples: onde haverá gravação em apenas um lado do disco.
    • Face Dupla: onde haverá gravação em ambos os lados do disquete.
    DISCOS RÍGIDOS (WINCHESTER)
    São discos com velocidade e capacidade de armazenamento e acesso às informações, muito superiores aos discos flexíveis. Para comparar esta afirmação, pode-se dizer que enquanto um disquete de 3,5 polegadas por exemplo, consegue armazenar até 2.880 Kbytes, um disco Winchester pode conter em média 6 Gigabytes. Em 1995, um disco armazenava aproximadamente 80 MB. Já existem modelos com 18,2 GB de capacidade, podendo chegar a 1 TB (terabyte) em 1999.
    Cada vez mais haverá necessidade de espaço em winchester, pois atualmente, tudo está sendo digitalizado e introduzido no micro. Além de extensos arquivos, são transformados em bytes, mensagens de fax, fotos, imagens, projetos, vídeos, diagramas etc, ocupando grande quantidade no disco.
MULTIMÍDIA
Antes era considerado item opcional, mas atualmente o drive de CD-ROM e os recursos de áudio são indispensáveis num micro. Mídia de alta capacidade, como o CD, tornaram-se mais acessíveis e uma infinidade desses Kits Multimídia têm chegado no mercado. Neste disco, vem armazenado um número muito maior de informações do que pode-se gravar num disquete ou winchester, não só a parte de entretenimento, mas uma diversidade de aplicações como programas ou sistemas operacionais complexos, é distribuída em CD-ROM.
A multimídia tornou a computação pessoal mais atraente. Vídeo e som estéreo permitiram que o micro se tornasse uma central de apresentações, na qual as imagens têm movimentos e o som torna os assuntos mais emocionantes.


O CD-ROM trabalha com transferência dos dados medidas em Mbps (milhões de bits por segundo). Mas as velocidades dos CDs aparecem em "x". Os drives mais comuns vão de 8x até 16x; os mais atuais chegam a 36x. Por exemplo, um de 16x representa 2400 Kbps (mil bits por segundo), isso determina a velocidade de leitura dos dados. Quanto maior a velocidade, melhor é a leitura de arquivos e mais rápida é a instalação dos produtos que vêm no CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário